terça-feira, outubro 31, 2006

All Hallow Even

O nome acima nada mais é que o tradicional Halloween, em sua forma extensa. Ou como alguns protecionistas da cultura brasileira sugerem, o DIA DO SACI. O fato é que o tal "dia das bruxas" é o meu dia preferido no ano. Sempre gostei de esculpir a abóbora, ir a festas temáticas e toda a atmosfera tétrica do dia. Uma vez, me empolguei com a fantasia. Quando as inocentes criancinhas vestidas de vampiro iam na minha porta atras de doce, saíam correndo ou choravam ao me ver. Eu dava medo... Mas essa era a intenção! hahahahahahaha

Halloween vem de All Hallow Even; a "Tarde de Todos os Santos"; a noite que antecede o "Dia de Todos os Santos". Também é conhecido como Oíche Shamhna, na Irlanda, Calan Gaeaf no País de Gales e Allantide na Ilha de Man (logais onde, teoricamente, ela se originou). Tratava-se de uma festa pagã até o ano de 835 quando primeiro de novembro foi declarado como "Dia de Todos os Santos". Porém a tradição pagã que acredita ser o 31 de outubro um dia em que os mortos fazem contato com os vivos e no qual poderes mágicos trabalham com mais força permaneceu, mesmo com a influência católica medieval. Os celtas não deixaram de celebrar seu "dia dos mortos". Com a imigração, principalmente escocesa e irlandesa para a América do Norte, a tradição chegou ao Novo Mundo.

Para muitos anti-americanos, falar em Halloween no Brasil é praticamente uma heresia. Eles vêm na festa mais um indício de domínio cultural Yankee. Sugeriram criar o Dia do Saci, que seria o Halloween brasileiro. Talvez por falta de pesquisa, eles não tenham notado que Halloween não é exatamente uma invenção americana. É mais antigo que o Estados Unidos. Estes apenas fizeram o favor de divulgar. E se o Brasil é mesmo o "país das misturas", por que não abraçar mais um aspecto cultural de fora?

Um dia mal assombrado para todos!! =D
Have a ghoulish day!! =D
Photobucket - Video and Image Hosting saci
Exemplo de intercâmbio cultural. Saci ensinando a abóbora a fazer embaixadinhas!
Após a foto, o Saci caiu.

3 comentários:

Clarissa disse...

Legal... mas aqui no Brasil ninguém faz festinha de halloween. é muito raro.
Essa foto tá massa.. tirou de onde?

Dom Rafa disse...

É... não é muito comemorado mesmo não. Mas tem seus adeptos. Após terminar o Post, uma garotinha veio na minha porta atrás de doce.... Mas eu n tinha nada. Se eu soubesse, teria enfeitado a entrada com abóboras e bruxas... heheheheheh
Quanto à foto, tirei do google mesmo.... Depois editei no PHOTOSHOP (Saci + abóbora)...

Juliana Toledo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
rafinha sempre bem humorado em seus posts...
tu me mata de rir criatura...
realmente o post foi muito bem elaborado...gostei da aula sobre dia das bruxas...rs...foi bom conhecer melhor...e quanto a montagem do photoshop....quase tive crise de bronquite de tanto sorrir...
bjoks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...