quarta-feira, fevereiro 07, 2007

O Haiti é aqui?

Vocês já devem ter visto reportagens sobre o Haiti. Ou algum lugar muito pobre da África, ou até mesmo do Brasil. Devem ter reparado que sempre no local pobre existem galinhas. Estas, costumam ser magras, depenadas e de cor escura. Quando urbana, a galinha é uma ave da favela. A referência específica ao Haiti veio por eu sempre ter associado Galinha Preta com Vodu e Vodu com Haiti.

Pois hoje eu vi uma cena Haitiana, digna de presença neste Blog! Como eu gostaria de ter uma máquina fotográfica em mãos... Um grupo de quatro penosas, das pretas, das que participam das cerimônias de Vodu e não voltam pro galinheiro, se alimentavam pacificamente num gramado em frente ao Brasília Shopping. Esfreguei os olhos; olhei novamente para ter certeza de que não eram pombos gordos. Eram galinhas! Em pleno meião de Brasília, onde Asa Sul e Asa Norte se encontram. Procurei ao redor alguém que pudesse ser o dono das galinhas e não achei ninguém.

Fosse numa favela, numa cidade pequena do interior, eu acharia normal. Mas em um setor comercial da cidade, peruando em meio a executivos de terno, as galinhas davam um tom um tanto exótico à paisagem. É a alta burguesia se encontrando com o baixo clero. Até Vodu pode sair desse encontro...

CURIOSIDADE para os CURIOSOS:
Em francês, o termo "volaille" poderia ser traduzido como "ave". "Vol" vem de vôo. Volaille, seria "aquilo que voa". O termo, entretanto, é usado para designar animais de carne branca, como galinha, peru e... coelhos! Por uma estranha regra gramatico-gastronômica, em francês, coelhos têm o poder de voar!

4 comentários:

Daniel disse...

voce nao viu nada ate voce ver um coelho voando....

Juliana Toledo disse...

aheuheuhuehueu
mon cou e suas observações...rs...
penosas pretas são asquerosas...já nao sou fã de penosas vai lá dizer preta
aahuehuehuehe
credoooooooooooo
como se nao bastassem os ppombos que praticamente dominam Bsb...agora ter que ver galinhas perdidas é demais
kkkkkkkkkkkkkkkkk
bjoks

Caly disse...

Qdo eu me mudei aqui para Brasília achava o cúmulo ver carroças nas avenidas principais, como na L2... Não acreditava no que estava vendo, morria de rir... hehehehe

Ah, e para de lembrar de vudus e orixás e essas coisas do mal ._.

Beijão!

Dom Rafa disse...

Vodu (a.k.a. Vodun, Vaudou, Voodoo)e Orixás não são coisas do mal. Vodu é uma religião africana, praticada no golfo da Guiné e no Haiti. Orixás são divinidades cultuadas no candomblé e em sua original africana (Orishas). Eu sempre gostei de religiões africanas, embora nunca tenha praticado. Se nessas religiões existem rituais para prejudicar o próximo, estes não são a maioria. E basta lembrar que em nenhuma religião o bem está sozinho. Padres pedófilos ou pregadores charlatãos estão longe de serem exemplos daquilo que seu Deus prega... Então, nada a temer, Caly.
;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...