segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Politicamente Correto.

Nos Estados Unidos, nigger, termo referente aos negros é considerado altamente pejorativo. Palavras como essa, taxadas de "racistas" foram banidas, reprimidas e censuradas no berço da democracia.

Ouvi dizer que no Brasil está sendo aplicada uma cartilha da fala politicamente correta, cópia da americana. Afinal, o que é bom para eles é bom para nós. Prega a cartilha, que certas palavras devem ser substituídas. Judiar, por exemplo, quer dizer "tornar judeu". Deve ser substituída por maltratar. Alcoólatra, que significa "aquele que tem idolatria pelo álcool" deve ser substituído por alcoólico. Raça vira etnia, Negro vira afro-descendente e homossexualismo vira homossexualidade.

Se a moda pegar, fico imaginando o impacto na nomenclatura brasileira. Raras vezes me lembro de ter ouvido o termo "Negro" e derivados com sentido pejorativo por aqui. Inclusive, uso muito a palavra "nego" ao falar. É prática para designar uma ou mais pessoas. Para tudo, é um termo muito usado. Enfim... Voltando à questão dos nomes, ícones da nossa música teriam que mudar.

O antigo grupo de pagode Raça Negra passaria a ser conhecido como Etnia Afro-Descendente, sob pena de ter seus trabalhos condenados por racismo. O mesmo ocorreria com o Afro- Descendentezinho da Beija-Flor, o Afro-Descendência Júnior, Cidade Afro-Descendente... O que dizer do famoso biscoito da Nestlé? Passaríamos a comer Afro-Descendentescos! Me faz sentir meio antropofágico... E, para finalizar, colocaríamos um acento no NÉGO, na bandeira da Paraíba, para não possibilitar interpretações erradas.

Photobucket - Video and Image Hosting mendigo_Bêbado

Conhecido habitante das portas de boteco, o afro-descendente-alcoólico, no passado chamado de "nêgo-bêbo"(fosse este alemão, japonês ou zulu...).

2 comentários:

V disse...

Ah, eu já falei tanto sobre esse assunto que vou até me ater a um ponto específico do que escreveu:

"Alcoólatra, que significa "aquele que tem idolatria pelo álcool" deve ser substituído por alcoólico."

Tem certeza de que a frase certa não seria algo como "O alcoólatra do Palácio do Planalto deve ser substituído por qualquer coisa, até uma bananeira, se for o caso"?

V disse...

Pronto. Terminei.

E pensar que você vai à escotilha e nem comenta... hunf!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...