quarta-feira, março 14, 2007

O aye-aye morreu. Viva o aye-aye!

Essa semana, li na Revista Veja um quadro que falavra do aye-aye. O aye-aye, assim como o indri e o sifaka é um lêmur. A primeira vez que vi esses bichos um tanto estranhos foi em um livro de animais na casa do meu avô (casa de avô tem cada coisa...). Como eu adoro bichos, principalmente os mais exóticos, os lêmures me fascinaram! Para quem já viu o programa "Zoboomafoo" no Discovery Kids, aquele macaco branco é um lêmur - um sifaka.

Do aye-aye, eu lembro da lenda que era contada no livro, dizendo que quando um homem dormia na floresta de Madagascar, os aye-ayes faziam um travesseiro de folhas para este. Se ao acordar o travesseiro estivesse sob sua cabeça, ele teria boa fortuna. Sob seus pés, seria vítima de um feitiço...

Aye-ayes estão ameaçados de extinção. Primeiro por que seu habitat natural, a floresta malgache, vem sendo destruido. Segundo, por que os nativos da ilha matam os eventuais bichos que cruzarem seu caminho, por considerar o animal inofensivo um demônio que traz mau-agouro, colocando travesseiro no pé alheio. O fato de só aparecer a noite e não ser exatamente fofinho não o ajuda muito.

Temos que cuidar para que os andarilhos que dormem pelas florestas de Madagascar continuem ganhando travesseiros! Sugiro escrever um abaixo-assinado para que George W. Bush intervenha militarmente na ilha em nome da preservação do aye-aye!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket aye-aye
Um aye-aye, curiosos olhos amarelos observando a noite.

2 comentários:

Clarissa disse...

Que bicho estranho, parece criatura do harry potter he he he, mas é massa :)

V disse...

A Mãe Natureza é uma bêbada! Faz, ao mesmo tempo, gatinhos peludos, autolambedores e ronronantes... e esse treco aí da foto.

Agora, pedir que o Bush intervenha já é sacanagem com os bichinhos! Achei que você queria protegê-los.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...