quarta-feira, novembro 21, 2007

Prato Feito

Hoje, ao acordar, vi uma reportagem sobre o "P.F. - Prato Feito". Tão comum no dia a dia dos brasileiros, consiste em arroz, feijão, alguma carne e salada. Dependendo do local onde você come, outros ingredientes básicos podem ser adicionados: fritas, ovos e farofa.

Quase todo mundo que eu conheço gosta dessa comida. Não tem erro; é melhor do que um fillet à la sauce bourguignonne avec salade de pomme de terre aux fines herbes servido no melhor francês da cidade por módicos R$ 50.

Embora tão apetitoso, ao ver o trio feijão/arroz/carne sendo servido na reportagem, meu estômago embrulhou. O dono do estabelecimento, que servia os clientes, massacrou o prato. Estivera eu ali, pediria para voltar.

Eu acredito piamente que, em matéria de comida, a ordem dos fatores altera, sim, o produto. Exemplo: úm pão sírio com manteiga por fora tem gosto diferente de um pão sírio com manteiga por dentro. Gosto, textura... Tudo é influenciado. Se a minha mãe coloca feijão, arroz e farinha no prato, nessa ordem, pra mim isso é uma heresia culinária, se isso existir. E foi o que o dono do restaurante fez.

O arroz tem que vir primeiro, para conter o feijão antes que este se espalhe por todo o prato bagunçando tudo. Com o arroz primeiro, o caldo é absorvido dando a este uma textura mais agradável ao paladar. Quando empolgo, ainda coloco molho de tomate, queijo coalho ou mussarela e carne moída. Muita gente acha esquisitíssimo, mas fica perfeito - quem conhece não troca por nada.

Agora chega de escrever sobre feijão e arroz. Vou almoçar, que é mais interessante.

Um comentário:

V disse...

Arroz, feijão, purê de batatas (ou fritas), farofa, bife à milanesa e banana. Tudo misturado. Esse é o PF dos sonhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...