segunda-feira, outubro 29, 2012

GIFs por m² (o retorno)

Quando eu tinha meus 19-20 anos, conheci o conceito de "BLOG". O primeiro que eu vi, consistia em uma página azul horrorosa, com um título em Arial 14 BOLD e textos em Arial 12, todos na cor branca. Apesar de feio, tentei fazer um também. Ninguém veio me visitar,entrei em depressão. Tanto o azul quanto o meu (que era verde) duraram uns 2 meses. Mais tarde vi um outro blog, de uma amiga minha, que funcionava como seu "querido diário". E esse era legal. O template de fundo mudava a cada mês. Contadores mostravam suas 52.000 visitas em pouco mias de 1 ano, vindas de toda parte do mundo. Muito feminina, ela colocava várias bonequinhas no canto da página, com estrelinhas piscando e mensagens carinhosas. Eu achava bacana, bem condizente com o conteúdo. Eram os famosos GIFs. O blog dela era tão bonito e animado que eu me empolguei e resolvi voltar àquele mundo. Sendo que eu queria apenas um bonito e desanimado.

- Fiz meu segundo blog com uma amiga, que juntou-se a mim pouco após os primeiros posts: o nome era "Pedra Fundamental"
- Meu terceiro, aventura solo, fazia "reviews" de jogos antigos: "Game Box"
- Meu quarto nasceu quando uma amiga minha resolveu fazer comigo um blog de putaria, sexo, sacanagem, orgias e outros assuntos cabeludos: não lembro o nome. Escrevi um post. Desisti. Escrever coisas safadas REALMENTE não é meu forte.
- Meu quinto foi o embrião deste aqui. Tinha o mesmo nome.
- Meu sexto... Vocês estão nele! =D

Porém, de 2000 e blog-animado-da-minha-amiga pra cá, as coisas evoluíram e coisinhas piscando e apetrechos do gênero já não impressionam mais como antigamente, a não ser, talvez, que o público esteja na faixa dos 12 anos. Eu não odeio blogs com penduricalhos; o meu mesmo tem alguns, desses que interessam muito mais ao autor do que ao leitor. Agora, quando a página do sujeito está parecendo a Times Square no Natal, a situação fica preocupante. É um pouco como ter um Fiat Uno 89 e resolver modificar o carro à exaustão. Molas são cortadas, deixando o automóvel a um palmo do chão, rodas de aro 18 são instaladas, montes de adesivos são colocados, máscaras pavorosas coladas nos faróis, neons espalhados por todo canto e, pra fechar com chave de ouro, caixas de som ocupando toda a parte de trás, para que o motorista possa rodar pela cidade ouvindo Michel Teló até ficar surdo. Não fica bonito; fica ridículo. Vai contra todo o bom-senso da humanidade e as mina NÃO pira...

Páginas como essa deveriam ser sumariamente erradicadas, sem direito a ampla defesa ou contraditório.

Agora, por que toda essa mágoa no meu coração? Bom... Culpa de um certo blog que vi outro dia. Descrito detalhadamente a seguir, da página de boas vindas à assustadora barra lateral. O conteúdo? É muito bom, eu gostei mas... com TANTA distração, quem vai ver conteúdo?
----------------------------------------------------------
Como NÃO fazer um blog:

BEM VINDO AO BLOG XYZ

- Assim que você entra na página um ruído estranhíssimo, semelhante a algo sendo cortado sai da sua caixa de som;
- Outro ruído: coisas caindo fazendo "blop blop";
- O ponteiro do mouse se transforma num canário (juro juradinho!!);
- Estrelas e flocos de neve começam a cair na tela toda, tornando quase impossível a leitura de qualquer coisa;
- Começa a música! (você não pediu, mas ela começa mesmo assim);
- Começa OUTRA música em cima da música que já estava tocando.

ENQUANTO ISSO, NA BARRA LATERAL...

- Botão com os dizeres: "bom dia";
- Rosa piscando;
- Texto giratório agradecendo a visita;
- Pedidos para inscrição na newsletter e pedido para deixar comentários;
- Borboletas voando;
- GIF piscando desejando boa visita;
- Outro GIF, desejando "boa leitura";
- Informações sobre o autor e sobre o blog/postagens (útil);
- Vídeo de música do Youtube;
- Rádio on-line;
- Outro vídeo do Youtube;
- Mesma rádio online, especializada em POP, dessa vez;
- Link para o facebook;
- Estatísticas de campeonatos esportivos;
- GIF de uma marmota
- "Carrossel de fotos";
- Bandeira americana;
- Algo que parece um flag counter truncado;
- Um relógio;
- OUTRA RÁDIO;
- Pássaros seguindo o mouse;
- Peixes nadando;
- Um desenho esquisito com um sol num formato de ovo...
- MAIS UMA RÁDIO!!!!!!!!!!!!!!!!!
- Um golfinho piscando;
- O horóscopo diário;
...e mais uns trinta gadgets que eu não tive paciência para esperar abrir.

Meu objetivo? Tentar colocar uma LUZ no meio de tanto pisca pisca. Mais luz? Mais luz!

(aceitem como uma crítica construtiva)
 ----------------------------------------------
Postei isso há uns tempos, algumas pessoas gostaram; outras ficaram ofendidas, e eu achei melhor tirar para não criar confusão. Pedi desculpas e... Minhas desculpas também foram criticadas. Crítica por crítica, deu trabalho fazer esse desenho então a postagem volta (com leves alterações). Reiterando, é apenas uma opinião de que o foco de um blog, a meu ver, deve ser o conteúdo e não o pisca pisca. Sintam-se à vontade para discordar e dizer que meu blog é feio, ridículo e sem graça!

Doroteia: evitem, em nome da moral e dos bons costumes (Gabriela, 2012)

4 comentários:

Naila disse...

Hahahaha Hilário! Concordo com tudo! Ah! Foi ótimo ler uma retrospectiva dos seus Blogs... Adorei! Bjs!

Gabrielle Avelar disse...

Você tem razão, Rafa, como - quase - sempre...
Mas, eu penso que, talvez, tanta distração lateral tem mais a ver com a falta do conteúdo central... Ou não?

Clarissa disse...

Eu lembro do antigo pepperman, e desse pedra fundamental tb, entrei uma vez. Lembro dos blogs " pisca-pisca" . Tinham as "dolls" , que eram personalizadas, se lembra? eu tinha uma no Miss Clary (acho que não nos conheciamos nessa época...)

Dom Rafa disse...

@Naila: Concordo com vc também! Tambémn concordo com todo o meu post. E Também adorei ver uma retrospectiva dos meus blogs. Beijos! =D

@Gai: Então... Já vi blogs excelentes (em termos de conteúdo), porém exagerados com o excesso de conteúdo LATERAL. Falta de bom-senso do autor eu acho... Só isso. =)

@Cléris: O antigo Pepperman era triste... Pouco prático e um saco pra navegar. O Miss Clary... Não cheguei a conhecer. Só conheci um FLOG, que terminou com uma foto sua de costas. Alguém tem FLOG hoje em dia?

Bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...