segunda-feira, setembro 29, 2008

Criando uma cigarra

Sei que muitos vão achar o que eu fiz um tanto nojento, mas eu não podia deixar a oportunidade passar por mim. Desde criança, quando eu tinha aquela fixação infantil por insetos, queria ver uma metamorfose. Uma larva se transformando em outra coisa, ao vivo (porque pela televisão eu já havia visto).

Eis que na sexta-feira, indo pra casa da minha tia, me deparo na rua com uma ninfa de cigarra viva! Condenada à morte, já que ali passam carros. Era a primeira vez na vida que eu via aquelas cascas que ficam agarradas nas árvores com vida-rastejando sobre asfalto do meio dia. Voltei aos meus oito anos de idade e salvei o pequeno inseto do fim, levando-o comigo...

Photobucket bebe cigarra
Tudo começa com um ovo, depositado ao pé das árvores. Dos ovos saem as larvas que entram na terra e se transformam nas NINFAS, como essa aí da foto.

Photobucket ninfa de cigarra
A ninfa precisa de garras fortes para cavar. Ela se enterra, cavando túneis muito profundos e fica no subsolo por uns 6 anos, se alimentando das raízes das plantas. É uma verdadeira praga.

Photobucket criando uma cigarra
Resolvi ver a cigarra nascer. Levei pra casa e, numa caixa de sapatos, tentei criar um ambiente pra que ela pudesse nascer em paz... Ela precisava de um apoio, algum lugar onde se agarrar para que o adulto saísse da casca. Usei uns enfeites de madeira e ela se acomodou em uma pulseira que meu pai trouxe da África.

Photobucket cigarra nascendo
O animal adulto começou a sair... Porém, na metade do processo, ela caiu da pulseira e eu tive que segurar a casca para ela continuar se desprendendo.

Photobucket cigarra nascendo 2
Photobucket cigarra nascendo 3
Photobucket
"Sai desse corpo que não lhe pertence!!!!"

Photobucket cigarra recem nascida
A cigarra recém-nascida!!

Photobucket desenvolvimento da cigarra
Photobucket metamorfose da cigarra
As asas dela se transformaram em menos de 10 minutos...

Photobucket brincando com a cigarra
Photobucket cigarra de estimacao
Resolvi "brincar" um pouco com a cigarra, antes que ela começasse a voar!

Photobucket cigarra curiosa
Extremamente curiosa... Quis ver o que era o meu celular.

Photobucket cigarra adulta
Enfim, o bicho adulto, à noite. Dia seguinte, cedo pela manhã, fui até uma bananeira e soltei a cigarra, sob uma forte chuva.

Ela viverá uns 30 dias. Tempo para se reproduzir, única função do inseto adulto. Aí o ciclo irá recomeçar...

4 comentários:

Juliana Toledo disse...

kkkkkkkkkkkkkk
Como você é "frito" mon chou...
adorei
;)

Anônimo disse...

Caracaaa..Isso é a sua cara!!!Só vc mesmo pra criar uma cigarra!!!KKKKK...
Bjos,
Alê

Dom Rafa disse...

Frito? Como assim, Ju?? =P

Ah... Tem doido q cria cobra. Sou mais a cigarra! hehehehehe ;)

Raíssa disse...

Pois é, isso é completamente a tua cara. Claro que eu jamais saberia da vida da cigarra ou quanto tempo a ninfa se enterra, mas eu adoreeei o teu post, de verdade!
:D
Mostrou tudo direitinho!
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...