domingo, outubro 18, 2009

Kawagoe Matsuri

Ao norte de Tokyo está Kawagoe, apelidada "a pequena Edo". É uma cidade cortada por rios, com alguns templos, castelos e as características casas de madeira negra resistentes ao fogo chamadas "Kurazukuri". A razão que nos levo até lá foi o festival "Kawagoe matsuri", um tradicional evento dali que ocorre no terceiro fim de semana de outubro desde 1648.

kawagoe matsuri
Eu vou com a galera

Os "matsuri", festivais populares são parte importante da cultura japonesa e ocorrem em várias cidades durante o ano todo. No de Kawagoe, as pessoas de cada quarteirão da cidade, com seus carros alegóricos decorados de acordo com um tema desfilam pelas ruas da parte antiga. Quando os carros se encontram, ocorre um duelo musical. É um pouco como nas noites cariocas, quando Mc Muquifo e sua turma encontram Mc Boréu e seus bródis e tem início um emocionante duelo de hip hop. Nos matsuri, às vezes há shows pirotécnicos e fogos de artifício enquanto no ambiente da periferia sangue bom temos shows de treisoitão e bala perdida. Só um paralelo que eu achei interessante.

duelo dos carros em kawagoe
Os carros num duelo

(Voltando pra Kawagoe)
Os dois carros tocam a música do respectivo quarteirão e a pessoa em destaque no carro (sempre com uma máscara) executa uma coreografia com movimentos bruscos. Após um tempo, eles se despedem e cada um segue seu caminho. Isso tudo dura a tarde toda.

homem mascarado
Cara bonito, maquiado mas... MASCARADO!!! (ref?)

mascara da moca timida
A "moça tímida", um dos carros de que mais gostei.

Chegando a Kawagoe, inicialmente pensamos ter perdido o festival. Até que encontramos um casal de japoneses com uma filha pequena que também estava indo pra lá. O rapaz sabia falar inglês razoavelmente bem e "bom dia". Foi uma sorte, pois provavelmente demoraríamos muito pra chegar lá. Eles foram conosco até uma estação de metrô próxima e lá a mulher foi pegar um mapa para nos mostrar precisamente por onde passava o festival. A boa vontade dos japoneses em dar informação é impressionante; eles não desistem e fazem tudo para dar a informação necessária.

guias turisticos em kawagoe
Nosso "guia" com a pequena Rin.

Para terminar, um detalhe curioso aqui do Japão: há muitos banheiros públicos, em sua maioria muito limpos. E há pouquissimos lixos espalhados pela cidade. Nem em alguns banheiros existem cestas de lixo. E ainda assim, após um festival com prováveis milhões de pessoas, as ruas permanecem impecavelmente limpas. Nenhuma lata de cerveja no chão, ou espeto, ou guardanapo, nada... Me pergunto o que os japoneses fazem com o lixo...

chao limpo no festival
Dá até vontade de beijar a rua.

2 comentários:

Ed disse...

Que fofa haha, ate a meninha fazendo um fubby asian pose lol

Gabrielle Avelar disse...

Eu quero essa menina para mim!!! Eu quero, quero, quero!!!
Rafa... Realmente... Concordo com o fato de você querer beijar a rua. Ainda mais depois de um evento dessa magnitude. Imagine isso aqui no Brasil: Toneladas de garrafas, copos, papel, cachorro-quente, etc, etc jogados no chão. Ninguém merece. Ou melhor, merece. Porquinhos tem mais é de morar em chiqueirinhos também e gastar os tubos com taxa de limpeza urbana. Affffffffff!!!
Estou amando a sua viagem!!!
Beijocas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...