terça-feira, março 23, 2010

Até peixe?

Sim, minha gente! Até peixe pode ser falsificado.

Estava andando por um supermercado quando eventualmente passei por uma caixa enorme, cheia daquelas lascas de bacalhau ultrassalgado (é assim que se escreve com o novo acordo? Estou com preguiça de pesquisar) que meu avô gostava de comer enquanto tomava uma cerveja MALT 90. Vejo a placa e... Não. Não é "bacalhau". É peixe-tipo-bacalhau. Das duas uma. Ou andam falsificando bacalhau; vendendo tilápia salgada ou resolveram precisar muito o produto. Se for o caso, em breve estaremos comprando "ave tipo frango".

peixe tipo bacalhau
¿Cumé?

Enquanto isso, meu irmão fazia uma prova do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Uma das perguntas da prova:
[...] Exhibit labels or a knowledgeable docent leading a tour not only inform directly, but also guide visitors in making their own observations of the object. Hands-on displays combined with objects can provide forceful connections-an "a-ha!" experience for the visitor. [...]

'An "a-ha!" experience' (paragraph 5) corresponds to:
a) An experience abroad
b) Your own discovery
c) Spending the night in a museum
d) Attending the show of the 'A-Ha' band
e) Something experienced by someone else.

Digna de museu!!!!

Pois é... Eu tive uma experiência A-Ha. Outros amigos meus tiveram uma experiência Guns. Outros, uma experiência Franz...

----------------------
Correção: de fato, é isso mesmo. Bacalhau é gênero nesse caso... Pode ser uma tilápia salgada, imitando Gadus Morua, o bacalhau de verdade.

4 comentários:

Gabrielle Avelar disse...

Rafa, não estão lhe enganando, não!!! Hehehehehe!!!
É que bacalhau é a técnica de secagem... Então, podemos ter bacalhau de pirarucu e de outros peixes. AQUELE bacalhau que nós, bons apreciadores da boa culinária, amamos é o Gadus Moria - acho que é assim que se escreve. É o famoso Bacalhau da Noruega... Ai! Deu vontade!!!
E, eu não sei se você já notou - já que tocou no assunto - que há no mercado a tal "ave tipo nãoseioque", onde se inclui o Chester, a Fiesta e outras...
E as bebidas lácteas????? O que raios é aquilo afinal?
Aliás, eu gostaria que alguém me respondesse o que vem a ser o tal leite sem lactose e sem gordura. Ora, se não tem lactose e não tem gordura, não pode ser leite! Eu hein!!!
Rafa, estava sentindo a sua falta por essas paragens!!!
Abraços!!!

Flávia Escarlate disse...

Na verdade experiências "a-ha" são característica marcante do seu blog! Eu adoro! Como amante das letras, acabei levantei uma hipótese literária a respeito da placa (antes de ler o comentário da Gabi). Achei que se tivessem escrito da seguinte forma: "Peixe - Tipo: Bacalhau", teria ganho outra conotação. Certo?
Sempre me divirto por aqui... :)
Beijão!

Clarissa disse...

eu acho que a resposta da pergunta do concurso e a B. Se fosse a D, recurso :)
Existe " ave tipo frango" e p chester, que segundo dizem é uma cruza de peru com galinha. Dizem também que o "tipo bacalhau" é abrotea ( isso eu acho que é verdade)
Abraços

Dom Rafa disse...

@Gabi/Clarissa: Vou dormir bacalhaumente mais culto. E revoltado por ter passado 30 anos na ignorancia, provavelmente comendo do bacalhau errado! Ainda bem que voCês estão aqui para me iluminar!!

@Flavia: Minha interpretação foi a mesma que a sua quando vi a placa... Faltou ponto aí! hehehehe Obrigado mais uma vez pela visita! Bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...