segunda-feira, maio 31, 2010

Bandeiras do Brasil

Sempre tive um certo interesse por bandeiras. Volta e meia, pesquiso por aí informações sobre bandeiras históricas, bandeiras que tenham mudado...

E desde criança, a bandeira do Brasil me chama a atenção por ser bem diferente das demais, com o losango amarelo no centro. A começar pelas cores vibrantes que me lembram um papagaio. Nunca um país no norte europeu poderia ter essas cores na bandeira; seria uma contradição. Basta ver as cores da Estônia, azul, branco e preto, como que nos avisando de que lá o céu é azul, o chão é branco e o dia é curto (interpretação minha; o significado das cores deles deve ser totalmente diferente). Nós, país tropical, podemos nos fazer representar pelo papagaio, bicho gaiato e falante.Além das cores, acho interessante a faixa com os dizeres "Ordem e Progresso". Quem não fala português, não sabe o que está escrito e, se fosse eu, ficaria no mínimo curioso.

Todos nós já vimos em nossos livros de história as bandeiras históricas brasileiras. As elaboradas e imponentes do Império, as da República recém proclamada, cópia horrenda e infeliz da americana. Porém, mais difíceis de se encontrar por aí, mas igualmente interessantes, são as propostas recusadas para a bandeira do Brasil.

Encontrei-as em um livro e em um obscuro site há muito tempo. Hoje você encontra facilmente na Wikipedia. A maioria delas usava as cores vermelha preta e branca, em alusão tanto aos povos que formaram o Brasil (o europeu, os autóctones e o africano-os asiáticos ainda deviam ser poucos) quanto à bandeira alemã da época anterior à primeira Guerra. Seguem algumas, provavelmente as mais famosas.

proposta para a bandeira do brasil
Projeto de 1908; Wenceslau Escobar. Esse provavelmente não era positivista. Se dependesse dele, o Brasil não teria ordem nem progresso. Pra nós, acostumados com a bandeira atual, essa parece um tanto vazia...

bandeira alternativa do brasil
Projeto de Eurico de Góis, com a Cruz de Malta e o Cruzeiro do Sul. Haja Cruz.

proposta para a bandeira do brasil
Projeto de Oliveira Valadão, 1892. Parecido com a nossa atual, mas com as Armas no centro. Antes de ver essa bandeira, já havia imaginado a bandeira do Brasil assim. Acho bem interessante, ainda que meio "carregada".

bandeira do brasil alternativa
Projeto de Silva Jardim. Bem diferente, com a cor branca em baixo e não ao centro como ocorre em tantas bandeiras... Só me pergunto o porquê da âncora. Talvez o projetista fosse da Marinha?

bandeira do brasil alternativa
Projeto de Júlio Ribeiro, 1888. Parece que esse projeto foi muito bem aceito e hoje é a bandeira de São Paulo. Agora, olhem bem o mapa do Brasil. Vi isso hoje. Como era 1888, o ACRE não está no mapa! E é exatamente esse mapa que aparece na cartilha que eu mencionei em um post anterior. 

proposta para bandeira do brasil
Projeto de J. M. da Silva Paranhos, 1888. De todas as bandeiras que não foram, essa é aquela que eu gostaria que tivesse sido. Gosto da disposição das cores e do brasão no centro, com o sol também presente nas bandeiras uruguaia e argentina. Porém, tenho dificuldades em imaginar um Brasil vermelho-preto-e-branco...

3 comentários:

Sara disse...

Nossa gostei muito deste post, quando criança ao mesmo tempo ficava a aprender* as capitais dos países e suas respectivas bandeiras, e realmente acho a bandeira do Brasil a mais bonita. O projeto de 1888 é mesmo imponetente.

*decorar

Dom Rafa disse...

Que bom que vc gostou, Sara! Olha só... Eu também fazia a mesma coisa quando era criança. Até hoje acho que conheço ao menos 95% das bandeiras e capitais dos países. O fim da União Soviética complicou nossas vidas... hehehe ;) Bjs!

Anônimo disse...

Permita me corrigir a cruz no projecto da bandeira de Eurico de Góis não é a Cruz de Malta, mas trata-se sem margem para dúvidas da Cruz da Ordem de Cristo, apoiando-se no contexto histórico das bandeiras que representaram o Brasil durante a história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...