terça-feira, maio 25, 2010

O Acre

Primeiramente, quero pedir desculpas aos acreanos que possam se sentir ofendidos com o post. Mas, cada um com seus problemas, cada estado com suas peculiaridades, meu Rio com suas favelas, e venho aqui pra discutir a tese de que...

...O ACRE não existe! Cada dia mais, fico convencido disso. O pior é que meu pai já foi lá (pr'onde será que o véio REALMENTE foi?? País das Maravilhas?), já saí com uma acreana, já até tirei foto com a Miss Acre, linda e alta, que me fez parecer um anão. Mas não existe.

miss acre
Miss Acre

Tudo começou em 2002. Eu e uma amiga estávamos sem nada pra fazer MESMO e resolvemos "conhecer" pela Internet alguns lugares que nunca tínhamos ido. E que não fazem parte da lista de viagens da maioria da população. "Fotograficamente", fomos pra Bangui, Uagadugu, Kampala, Vientianne, Paramaribo, Cayena e ela sugeriu: "Você já foi ao Acre? Lá deve ser bem diferente..." Lá fomos nós. Google; Acre. Só imagem de floresta. Mata densa, sem civilização, uns caboclos na beira do rio, Chico Mendes. Foram as paisagens que vimos. Sites do Governo do Acre: nenhum abria!! Tentamos Rio Branco e só conseguimos o Barão. Aí começaram minhas suspeitas... No Google, você achava de tudo! Como não achava o Acre?

bandeira do acre
A bandeira acreana. Ouvi dizer que por um breve período o Acre foi um país. Nessa época, a bandeira não tinha essa estrela vermelha.

Mais tarde, em 2005, entrei em uma comunidade do Orkut (mas já saí) chamada "Acre is a Lie". Descobri que 3250 pessoas mais ou menos partilhavam da minha tese.

No início do ano, vi uma cartilha em um Ministério com um mapa do Brasil no cabeçalho. Um mapa truncado, com 26 estados: haviam amputado o Acre. Cheguei a tirar uma foto na época (Essa vai pro Blog!!), mas acho que perdi e vou ficar devendo.

mapa do brasil sem o acre
Achei a foto! Impressão minha ou tem um Acre a menos no mapa???

Finalmente, ontem eu li no G1( http://bit.ly/99ACTc ) sobre um terremoto naquele estado. Logo abaixo da manchete estava a frase: VCno G1: Está no local? Mande sua foto, seu vídeo ou seu relato. Êpa! O G1, da Globo, com jornalista espalhado pelos quatro cantos do mundo e talvez além, pedindo uma mãozinha aos internautas pra cobrir um tremor no Acre? Falta de profissionais ali ou falta de "ali"? No mínimo estranho...

E cada vez mais, fatos comprovam a lenda. E eu, cada vez mais um São Tomé, só acredito vendo.

7 comentários:

Sara disse...

Ei Dom, viu só como você nos coloca a analisar...outro dia mesmo perguntei a minha mãe sobre uma tia (irmã do meu pai, que não tenho muito contato) e minha mãe disse que ela está a morar no Acre, rsrsrsrs, será onde a gaja foi se esconder...vou averiguar!!!
Abraço.

asmodeux disse...

rs rs ???? rs
Qualquer coisa, grita!grita puqwê?
ocê é surdo?

Automaticity—intercalated acres
Conductivity of acres
Re-contractility dos acres
Excitability dus acres

são João do Accre existi mesmu cara eu nunca fui mas tenhu lá casa
pelo menos pagam-me por ela
se o Acre não existe

brasileiro que mora em minha não existente casa tá si fudendo em 350 reais por mêis.....né muito né ...
mas se o acre num existe
a casa também não logo é um bom negotio...
rsrsrsrs, será onde a gaja foi se...resto não digo não...

Raíssa Biolcati disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Concordo plenamente, o Acre simplesmente não existe, olha!
hahaha
beijos

Clarissa disse...

Conheço essa sua polemica, mas o Acre existe sim, o cunhado da minha avó ( típico, alguém que nunca vi mas sei que existiu) saiu do Rio pra lá.
Não foi país, que eu saiba era da Bolivia e o Barão do RB negociou a terra em troca de algo. Aguardo mais assuntos para debate, seu blog e um dos poucos que o serpro libera :)

Gabrielle Avelar disse...

Também já conheci uma acreana, Rafa... Ela até conviveu comigo,ó?
Mas, de fato, é um estado do qual quase não ouvimos falar... Coisas do nosso Brasil que não valoriza os seus... Fazer o que?
Olha, obrigada pelo carinho!!! Volto logo, com certeza, com novidades maravilhosas - bom, pelo menos para mim!!!
É que estou esperando algumas coisinhas se resolverem para poder tornar público aquilo que nem é segredo, hehehehehe!!!
Um beijão!!!

Flávia Escarlate disse...

Apesar de não conhecer nenhum acreano, acho que o Acre existe sim. Porém, como disse a Gabi, é um lugar de pouca visibilidade. Mas independente disso, adorei a hipótese que você levantou, nos fazendo refletir sobre a (não)existência de um lugar que pouco ouvimos falar. Gosto desse tipo de lugar. Quem sabe um dia até não viajo pra lá... quando quiser me esconder...rs
Os acreanos que não me escutem! :D
Beijão, moço! :*

Dom Rafa disse...

Muchos comentários! *_* Bom... Vamos lá...

@Sara: Cuidado onde essa gaja foi se esconder! Mas ela deve gostar de um lugar mais exótico...

@Asmodeux: Ovo mal que já sô véi, mas se suncê gritá, qu'eu osso miór!!
Osso até se estiver pra lá do Acre!

@Raissa: O que seria do Brasil sem um estado-lenda??

@Gabi: Pois é... Parece que tem gente, mas não tem terra.

@Flavia: Concordo com vcs. Pouca visibilidade, mas isso tem, sim, seu lado bom. Atiça a curiosidade. Nem teria procurado o Acre no Google para começo de conversa; nunca teria escrito esse post.

E finalmente...

@Clarissa: De 1899 a 1903 o Acre foi um Estado Independente. Eu errei no tocante à bandeira: as cores são invertidas, além de não ter a estrela. http://bit.ly/9Wwc8N

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...