sexta-feira, junho 04, 2010

Pênalti

Outro dia estava a pensar acerca do penalty, ou pênalti ou penalidade máxima, ou GOLEIRO INÚTIL FILHO DE UMA MÃE INDIGNA!!!!!! ATÉ O MEU FILHO DE TRÊS ANOS E MEIO AGARRAVA ESSA BOLA!!!; como queiram. Ocorreu quando eu assisti ao filme "Fúria de Titãs" que, diga-se de passagem, não é tão mitológico quanto o original, mas também não é tão ruim quanto eu esperava que fosse. Os filmes, tanto o antigo quanto o novo, mostram a interação dos homens com os Deuses do Olimpo. O pênalti é um exemplo clássico de intervenção divina.

Trata-se de uma modalidade  cruel e desumana de, em um jogo de futebol, colocar um ponto final a 90, talvez 120 minutos de partida. Por diversas vezes decidiu campeonatos, incluindo aí duas Copas do Mundo, o "épico" do esporte em apreço. Resta que, grande parte do sucesso desse método reside na sorte e, se você não acreditar nisso, azar o seu. A decisão de quem foi o melhor, quando começam os pênaltis está praticamente jogada nas mãos de Deus, seja lá qual Ele for e o acontecimento bola-estufando-rede irá depender da qualidade do vodú ou da oração feita antes da partida.

Na copa de 1974, o Zaire (hoje República Democrática (?) do Congo) foi o primeiro país da África subsaariana a participar do campeonato. Fazia parte da comissão técnica, um "marabou", espécie de bruxo local, que trouxe com ele toda uma parafernália espiritual para obter ajuda do além e voltar pra África com a taça. Plantou ervas mágicas no canteiro do hotel, fez rezas e danças, fechou o corpo dos jogadores, colocou despacho na encruzilhada... Não deu certo e o desempenho do Zaire foi risível.

Mas tenho certeza de que, se eles tivessem chegado a uma decisão por pênaltis, teriam sido campeões. Não haveria craque que pudesse peitar a vontade do Panteão africano. Meu conselho é: fechem o gol. Mas lembrem-se de fechar o corpo para o caso de uma decisão por pênaltis. Nunca se sabe quando e como os Deuses irão intervir.

Um comentário:

Raíssa Biolcati disse...

iauheuiheuiaheuiae
Verdade, nunca se sabe quando os deuses irão intervir, mas não custa nada pedir ajuda divina. hahaha
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...