sexta-feira, fevereiro 11, 2011

O Brasil lá fora

Um evento recente me fez pensar na imagem do Brasil lá fora. Nós criamos um monstro e, desde muito tempo, lutamos para mudar nossa imagem. Brasil é Samba, Favela, Mulata e Bunda. E Ipanema e Biquini Asa-Delta. Estrangeiro imediatamente e invariavelmente tende a associar Brasil com mulher quente, sensual, fácil e desesperada para conhecer "novidades" e se entregar ao primeiro turista que aparecer. O redneck vai à Penha e, por um punhado de dólares, confirma sua tese com alguma mulata qualquer, os botecos estão cheios delas.  Wow man! A wreal pawadise downe hea'. Volta para o Alabama sorridente. Não somente em relação a "mulheres", acho curioso o conhecimento sobre o Brasil lá fora... Então, aí vão alguns fatos que me chamaram a atenção durante a minha vida. 
------------------
O Brasil por estrangeiros

- Amanhã, doaremos o dinheiro de nossa merenda para uma organização que ajuda as crianças pobres do Brasil. E, para nos solidarizarmos com elas, comeremos uma tigela de arroz. (Mensagem do diretor da escola, querendo fazer uma boa ação e me tornando o centro das atenções e da ira dos comedores de arroz: eu morava ao lado da escola e SEMPRE comia em casa)

- Professor, existem prédios no Brasil? (perdoável - garota de 12 anos numa escola francesa)

- Eu achava que Rio de Janeiro era uma favela grande, sem ruas asfaltadas, entranhada numa floresta e com serpentes pra todo lado. (não-perdoável: businessman que já morou em diversos cantos do globo)

"- Wharhalarhalarhalarhallalahala? (Eu tentando imitar árabe; língua que pra mim tem muito rr e muito a)
- Cumé??
- Wharhalarhalarhalarhallalahala?- Pode falar em árabe comigo! Eu também sou libanês!
- Mas... Eu não sou libanês! Eu sou Brasileiro!
- Não pode ser... Você não tem cara de latino! Wharhalarhalarhalarhallalahala!!!" (Restaurante libanês, Montreal)

"- De onde você é? 
- Do Brasil.
- Não pode ser. Você não é preto." (Em uma praia no Caribe)

- Brasil?? Ah!! Pelé!! Futeboooooolll! (vários lugares)

"- Brasil? Então porque você não fala espanhol?
(um terceiro na conversa) - Não, seu burro; no Brasil eles falam brasileiro! não é? -Concordei." (Montreal)

"- Então cara... Me diz como é o Brasil... Lá deve ser muito bom né? Cheio de mulheres com poucas roupas.
- Não meu amigo, na verdade, lá elas usam mais roupas que aqui.
- Ah, mas eu vejo na televisão.
- Não é desse jeito...
- Não acredito em você!" (Montreal, na universidade)

FATO: Canadá no verão:
Após meses escondidas no frio, algumas canadenses querem mostrar a que vieram no verão.
As minissaias lá são mais mini do que saias. Dá pra ver os interiores sem esforço; em qualquer subida ou escada.
Algumas parecem cintos
Ja tive uma crise de riso quando uma vendedora da GAP me ofereceu uma saia dessas como sugestão de presente para uma amiga. A vendedora não entendeu, mas a saia foi alvo de deboche dos meus amigos e meu.

- O Brasil é na África, né? (clássica)

- A capital do Brasil é Rio de Janeiro. (outra clássica)

- A capital do Brasil é Buenos Aires. (jamais digam uma coisa dessas)

---------------------------------------
Tudo bem que outros países também têm seus estereótipos, inclusive no Brasil. A Somália, exemplo extremo, é sempre apresentada como um antro de piratas. Poucos sabem que o norte do país, mais afastado dos conflitos, tem uma economia até estável e próspera pros padrões locais. Mas não vou escrever sobre o lá fora no Brasil. Seria uma fuga ao tema braba.

4 comentários:

Deo a Terrível disse...

Eu li uma vez uma entrevista do Andreas Kisser do Sepultura, em que ele contava as coisas que perguntavam a eles sobre o Brasil. Essas coisas mesmo, tipo o Brasil fica na África, tem macacos soltos nas ruas, falamos espanhol...

Mas eu acho que ta mudando um pouco de uns anos pra cá, né? Que tu acha? (Diga que sim!)

Hehe!

Besos!

Dom Rafa disse...

Não sei, hein, Deo... Meus relatos são até recentes! Lembrei de uma professora minha de inglês que contou aos amigos nos EUA:
"- No Brasil, a população toda da cidade se reúne ao entardecer na praça central para ver a novala, em uma televisão grande instalada ali no meio, porque não temos eletricidade. É nossa única diversão."

Ninguém duvidou.

Bjs! ;*

Raíssa disse...

Não sei se é pra rir ou pra chorar.
Se no sul do Brasil já penam que o norte é só mato, imagine só os estrangeiros.
Oh God!
Beijos.

Dom Rafa disse...

É, Raíssa... Realmente até aqui dentro nós temos essas imagens distorcidas. E, não vou negar, tirando Belém e Manaus, a imagem q temos é de mato mesmo. Lá fora eles só extendem o mato ao resto do país. Se eu disser que neva no sul e que o nordeste é árido ninguém acredita. =P

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...