quinta-feira, março 17, 2011

Nós estamos livres?

Há alguns dias no Twitter: "Sem idéia pra novos posts. Solução: postar musica cafona napolitana ou falar de Japão. Nenhuma das opções me atrai muito." A música cafona teve um voto; o Japão está saturado. Vou saturar mais; mesmo que o William Bonner, que decidiu mudar a língua portuguesa falando TCHERNÓBIL (será que ele também falam Tôquiô, Parrí e Monrêal?), já tenha dito tudo a respeito.
-----------------------
Meu primeiro acidente nuclear:

Césio 137 em Goiânia. Eu fiquei traumatizado. Sério mesmo. Não entendia que diabo era "radioatividade", então, pra mim, qualquer coisa mais estranha podia ser radioativa, desde a água estranhamente barrenta jorrando na minha piscina a uma pedra brilhante que eu encontrei no jardim. Fiquei paranóico. Pra piorar, Goiânia era perto de Brasília. Eu queria que Goiânia sumisse do mapa; era uma cidade maldita, razão de toda a minha angústia. Um ano depois, ainda estava apavorado e não queria de jeito nenhum que meus pais fossem a Goiânia. Eles mentiram pra mim, dizendo que iam só até Luziânia. Ou eu entraria em pânico. 
Maior medo na época: guerra nuclear. Era mil novecentos e guerra fria. Em 1991 com o fim da União Soviética eu sosseguei. Ainda bem que eu só soube de Chernobyl muitos anos depois.

2011, Japão.

Primeiro foi um terremoto de 7,2. Coisa à toa; eles estão acostumados com isso. Depois um de 8,9. Aí a coisa já fica mais feia. Tsunami, lembrando Sumatra há alguns anos: isso deu medo! Muito medo. Coisa demais é perdida, os escombros dos terremotos são arrastados e, vale lembrar, é fim de inverno por aquelas bandas. A mistura água + lama não é exatamente quentinha. 

O cenário não tinha como ficar pior. Ou tinha? Os reatores nucleares de Fukushima resolveram esquentar e pegar fogo. Material radioativo fazendo o Césio de Goiânia parecer glitter de festinha foi liberado no ar. E agora? Eu posso estar enganado... Mas vou aqui fazer uma separação de acidentes. De um lado, temos os naturais:

terremotoTerremotos: muita coisa é destruída; muita gente morre... Construções gigantescas, como viadutos e pontes viram pó! A terra abre em nossa frente (relato de uma tia que vivia no Chile e estava lá no terremoto de Santiago). Li que na África há uma fenda tão grande que pode dar à Etiópia uma saída para o mar!!!


tsunami Tsunamis: não me são muito familiares. Nunca ouvi muito a respeito e conheço mais como "maremotos", que destroem a costa. Só a costa! Tipo... Até o calçadão de Copacabana. Nunca havia visto o mar invadindo cidades inteiras de forma tão rápida. As imagens são as mais impressionantes possíveis.


explosao vulcanicaVulcões: eles assam que estiver em seu caminho. Destróem tudo e cobrem cidades de poeira. Pompéia teve sua população transformada em estátuas. A parte da ilha de Krakatoa afundou, após uma explosão que foi ouvida na Austrália e jogou cinzas sunficientes bara abaixar a temperatura da terra em 2 graus.

(há outros, como tufões, mas fiquei com preguiça de desenhar)

Agora, vamos ao outro acidente que está acontecendo no Japão: o vazamento radioativo. É o pior deles. E é produzido pelo homem! Já pararam pra pensar nisso? Não sou nenhum radical anti-energia-atômica e entendo que o Japão precisa de uma alta geração de energia, de certa forma "limpa", mas... Precisavamconstruir 65 usinas nucleares num lugar tão instável? Além do mais, o país é cheio de montanhas e tem um extenso litoral. Podiam encher o Monte Fuji de hélices e aproveitar os ventos. Bem mais seguro. Desculpem a expressão mas radioatividade é uma coisa extremamente filha da puta. Você não enxerga ela. Pior: ela se espalha no ar e vem até você com a chuva, contaminando TUDO!

radiacao invisivel
chuva radioativa
À direita, exemplar óbvio de chuva radioativa

 Fico pensando nas crianças japonesas que, como eu, não sabem o que é radioatividade, esse inimigo invisível que contaminou os escombros do norte do país...

acidente em fukushima pray for japan
  "Pray for Japan" Créditos da imagem: Cellar-fcp

-----------------------------------------
...E Angra?

Pois é... Como já disse, não sou um radical anti-energia-atômica. Mas acho meio sem sentido fazer um complexo desses entre Rio e São Paulo, as duas maiores aglomerações de um país cheio de rios, logo com um potencial hidrelétrico enorme! Se em Angra dos Reis dificilmente teremos um terremoto de 8,9 seguido de um tsunami, já tivemos deslizamentos catastróficos na região. Todo ano, a chuva ceifa suas vidas no Brasil. Esse ano, Teresópolis foi a grande vítima; a cidade foi praticamente enterrada. Com as alterações climáticas e toda essa imprevisibilidade do clima, não dá mais pra dizer que um determinado local seja realmente seguro.

usina nuclear de angra
Usina de Angra. É até bonita, me lembra o Hagia Sophia

-----------------------------
EPÍLOGO


Outro país que fica em uma região extremamente instável é o IRÃ...


presidente iraniano
Assustado, Ahmadinejad?

4 comentários:

Deo a Terrível disse...

Eu lembro de um trabalho que fiz na escola sobre lixo atômico e sobre o acidente de Chernobyl. Eu já tinha os meus 14 anos e ainda assim fiquei assustada.
Acho desnecessário produzir energia nuclear no Brasil. É um risco muito grande pra pouca energia produzida... E até a Europa, que tem menos recursos pra produção de energia ta revendo as suas usinas nucleares.

Besos.

Dom Rafa disse...

Também fiz um trabalho sobre Chernobyl, só que na faculdade. Lembro que coloquei na capa a foto de uma placa com o nome da cidade em cirílico.
Energia nuclear no Brasil: por um lado faz sentido, pois Rio e SP precisam de energia. E, pelo mesmo motivo, como eu disse no post, é uma idéia meio bizarra. Nenhum rio perto de RJ e SP pra umas 2 hidrelétricazinhas? ALAGA em volta do Tietê, sei lá!...

Beijos, Deo!!

Flávia Escarlate disse...

Excelente discussão que você levantou aqui, Rapha. Acho que o mundo não pensa MESMO nas consequências de seus atos. Ou, pior: pensa, mas o impulso capitalista é maior. E os poucos que pensam, que inventam carros movidos a água e coisas do gênero, são comprados por um preço altíssimo para não levarem o projeto adiante (como se os embargos não fossem ainda maiores e ele pudesse conseguir mais à frente...). Enfim! Beijos! (Já disse que adoro teu blog? rs)

Dom Rafa disse...

É, Flávia... Tâmo bagunçando a bagaça. Engraçado ver um monte de senador convocando mil audiências AGORA pra discutir Angra. Parece que eles estão apavorados e querendo mostrar serviço pra acalmar o eleitorado. Bom... Em tempo "Angra" em tupi significa a "Deusa do fogo e da destruição"...
Obrigado pela visita e fico feliz em agradar! ;)
Beijos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...