terça-feira, agosto 02, 2011

Férias 2

Cheguei à Assunção meia noite, em um aeroporto minúsculo para os meus padrões, sob uma temperatura de 13 graus. Estava curioso para ver como era a cidade. Pelo que ouvi dizer, era feia, monótona e suja... Mas todo mundo adorava (vai entender). No caminho pra casa, vi árvores e mais árvores. A sede do COMENBOL, ruas desertas, umas casas aqui e ali, uma verdadeira invasão de bandeiras paraguaias (bicentenário e Copa América). Uma área mais comercial e 3 edifícios de uns 10 anadares. Home sweet home; era ali!

Acordei com um galo cantando, coisa que não me acontecia desde que eu estive em Anta (interior do Rio) , com uns 13 anos. Não seria naquele momento que eu conheceria Assunção. Mal o galo me acordou, eu já me preparava para uma viagem de 7h até Foz do Iguaçu com meus pais. Passamos pelas pequenas cidades da zona metropolitana da capital paraguaia, muitas com ruas de pedra (estilo paralelepípedo) e aspecto de cidade colonial. Chama a atenção a vista de casas e estabelecimentos comerciais um tanto modernos e luxuosos no meio de casebres e lojas caindo aos pedaços. E, em cada cruzamento, uma chipería, vendendo o tradicional prato paraguaio - uma espécie de bolo de milho salgado, com queijo e cebola. 

Após as cidades, chaco a perder de vista. Campos sem fim, alguns alagados, uma árvore aqui e ali, estrada 100% retilínea... Mais sonífero que isso, só 7h de filme de algum diretor obscuro albanês que gosta de "quebrar os paradigmas da arte", mas só quebra pra ele e pra mãe dele. 

Emoção mesmo, só em Ciudad del Este, na Ponte da Amizade. Ah... Que delícia... Uma hora entre ambulantes e caminhões convergindo para o mesmo local. Até que chegou a alfândega, onde aqueles traficantes debilóides cantaram "mais uma toneladaaa" e, cruzando a fronteira, Foz do Iguaçu. O caos ficara pra trás. E por hoje chega!

Texto em guarani
Tapeguahê porãite - Bienvenido a Paraguay!

4 comentários:

Deo a Terrível disse...

Trouxe coisinhas de lá, tipo comprinhas? Hehe!
Cara, não dá pra pensar no Paraguai sem pensar em muamba, né...
Sabe, aquele Photoshop que você tinha 'perdido'... Comprou outro lá? Nem uns joguinhos?
rsrs

Besos!
" )

Dom Rafa disse...

Comprei "muambas" pra uso próprio e umas encomendas. Vale a pena: Tênis lá - 147 dólares + desconto de 15% porque eu fiquei amigo da vendedora. Aqui no Brasiil: 290 d;olares na promoção. O mesmo tênis...

Mais coisas paraguaias em breve, assim que meu computador principal voltar a funcionar.

Beijos!

Raíssa disse...

Ai que coisa mais gostosa viajaar e fazer comprinhas! hahahah
Eu bati uma foto de um arco-íris também, mas minha paisagem eram os prédios mesmo! Gosto de arco-íris. Eles são lindos e normalmente só aparecem quando o céu está nublado.
Beijoos!

Dom Rafa disse...

...E há um pote de ouro com um duende na extremidade! hehehehehe

Eu acho massa quando aparece após a chuva, com o céu meui nublado e meio azul. Mas duplo assim, acho que só vi dessa vez! =)

Beijos, Raissa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...