segunda-feira, setembro 19, 2011

Férias 4 (El Pombero)

Pronto. Agora sim, Assunção. Antes de chegar lá, não havia ouvido muita coisa boa sobre a cidade. Quente, feio, cheio de mosquito. Ledo engano. Tá... eu fui em julho; era inverno, escapei do calor... Mas daí a dizer que a cidade é ruim... Em Assunção, há restaurantes excelentes, para quem gosta de comer, como eu e locais para fazer compras. O centro da cidade é charmoso, com seus casarões antigos e suas ruas movimentadas. E as cidades da zona metropolitana têm sempre alguma atração a oferecer. Na cidade, visitei apenas um museu, o Museo del Barro, perto de onde eu estava hospedado (leia-se casa-de-papai),e recomendo. É bem interessante e maior do que parece. Lá estão expostas várias pinturas (não permanentes) e artesanato indígena paraguaio. É impressionante como os paraguaios dão valor à sua cultura indígena. No museu, há inúmeras representações dos seres lendários da "mitologia guaraní". Algumas um tanto pornográficas, como o Deus da fertilidade que tem o pênis enroscado em volta do tronco, chegando até a cabeça. E isso me leva a....

EL POMBERO!!!!!  

pombero no paraguai


Esse ser horroroso, com um pinto cabeludo apontando na sua direção, é certamente o pop star da mitologia paraguaia. Ele está por todos os lados, por vezes em imagens menos repulsivas do que essa. Mas eu não resisti em fotografar uma das mais assustadoras para o deleite dos leitores. 

O Pombero é o protetor das matas e animais selvagens locais. Não se dá muito bem com humanos. Se você desrespeitar a floresta com um Pombero por perto, será melhor começar a rezar, pois a fúria do ser pirocudo cairá sobre você! A razão pelo membro em destaque é para alertar as mulheres. Teoricamente, se uma mulher sai sozinha à noite e é encontrada pelo Pombero, há grandes chances dele estuprá-la. 

Muitos no Paraguai, especialmente quem mora no interior do país, têm certeza de que o Pombero existe. Porém, o ele não é visto como um ser maldoso. Apenas não gosta de muita interação com pessoas. E o povo respeita e dá muita importância a isso. Existe inclusive a possibilidade do Pombero tornar-se seu amigo e eterno protetor do seu lar! Na tentativa de conquistá-lo, os paraguaios deixam pinga e charutos sob as bananeiras, lugar onde ele gosta de descansar. Se os presentes sumirem, é porque o Pombero pegou. Dê mais presentes e ele ficará cada vez menos arisco e mais amigo da pessoa, momento em que passará a protegê-la!

Voltei fã do Pombero 

texto em guarani

Nada a ver com pombero. Só uma propaganda do Itaú em guarani. De bônus. =)



2 comentários:

Deo a Terrível disse...

=O
Vou passar a respeitar mais o nosso Curupira depois dessa...

#medo!

HUahuauha!

Besos!

Dom Rafa disse...

Cara... sabe a musica do "Boi da Cara Preta"? "El Pombero de la cara prieta" no Paraguay. Deve ser a canção de ninar mais eficiente do mundo: OU VOCÊ DORME, OU O POMBERO TE DORME! ESCOLHE, CRIANÇA!!!!!

0.o

Besos! E não saia sozinha à noite, vc está até perto do Paraguai...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...