quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Estatísticas comprovam...

...ESTATÍSTICAS SÃO INCRÍVEIS!!!
--------------------

Falo sério! Qual cidadão não gosta de estatísticas? É algo inconcebível para mim. Não há nada melhor do que ficar calculando as probabilidades de certo evento acontecer, ver médias e gráficos, comparações... Chinês é a lingua mais falada do mundo, espanhol vem depois e inglês em seguida. Ache o número de falantes, coloque em um gráfico... fica lindo! Se me perguntarem se eu gosto de matemática, se sei resolver aquelas equações esquisitas envolvendo médias ponderadas, medianas, exponenciais... Sei nada! Mas pra aproveitar as estatísticas mais legais, você nem precisa disso. Como é gratificante, por exemplo, ver a evolução da sua resistência. Hoje você leva 20 minutos pra correr "x" Km. E daqui a um mês? 17 minutos? EPIC WIN! 25 minutos? EPIC Mc DONALDS!

Revelado aqui meu vício por estatísticas, droga lícita e sem contra-indicações conhecidas, vou passar ao que me levou a escrever sobre isso. As probabilidades. Na escola, nos ensinaram que, jogando um dado, a probabilidade de obtermos o número "1" era de "1/6". Ao jogarmos dois dados, teríamos então "1/6 x 1/6 = 1/36" chances de obtermos números iguais. Na MEGA SENA, jogando 6 números, você tem "1/50.063.860" de chances de levar a bolada. Agora... Pensando em probabilidades... Você apostaria "1, 2, 3, 4, 5, e 6"? Pois as chances de saírem esses numeros sortudos são matematicamente as mesmas de algo mais aleatório, como um "4, 6, 10, 17, 22, 45". E eu tenho CERTEZA de que você escolheria a segunda opção.

Lei de Murphy, lembram? Meu caro São Murphão, padroeiro dos troll faces, tem o poder de alterar a matemática. No dia em que sortearem "1, 2, 3, 4, 5, e 6", o mundo acaba no segundo seguinte. Ou algo equivalente acontece. E porque eu acredito nessas probabilidades alteradas? Porque o Pen Drive tem "dois lados". E tenho a convicção de que não acontece só comigo, você TAMBÉM coloca o lado errado primeiro, em pelo menos 80% das vezes. Nenhuma estatística lógica explica isso. Só São Murphão. E por isso mesmo é fascinante.

grafico parecido com o pac man
Tem como não AMAR estatísticas?

3 comentários:

Naila disse...

Na verdade, acho que 97% da pessoas vão adorar esse post, 2% vão dizer que não gostaram (apesar de no fundo terem se amarrado) e 1 %... ah, esqueci... bom, deixa pra lá! ;-)

Clarissa disse...

Pertenço ao 2% matemática, gráficos e afins não são meu forte. O gráfico de dispersão então..... chega a dar dor de kbça.
Beijos

Dom Rafa disse...

1% não entendeu, Tia Naila! Hahahaha Bom que vc curtiu. Ao menos no Facebook.

@Clarissa. O treco de dispersão é aquele que considera as variáveis possíveis para cada valor né? Dependendo (quando relevante), me gusta também. Pede pro meu irão que ele te explica e vc entende. Ele CERTAMENTE sabe bem mais disso que eu. Eu só sei onde fica Uagadougou. Mais nada.
Beijos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...