segunda-feira, março 26, 2012

O Rei de Tonga.

bandeira de tonga
-----------------------------------
Dia 18/3/2012 morreu o Rei de Tonga, Siaosi Tupou V. Acredito que a maioria das pessoas não saibam o que é Tonga (geralmente quando eu menciono lugares com nomes dessa envergadura, me olham com um ponto de interrogação). Trata-se de um punhadinho de ilhas no Pacífico, ali perto da Nova Zelândia, onde vivem cerca de 120.000 gorduchos. A capital é Nuku'alofa e a moeda, até a última vez que eu soube era a Pa'anga. 

capital de tonga
Rua em Nuku'alofa

dinheiro de tonga
moeda de tonga
Dinheiro$ de Tonga

Falam tonganês e inglês e exportam copra, que é uma casca de côco - usada pra fabricar sei-lá-o-quê - e selos bonitos. A Indústria do turismo é mal explorada. Os tonganeses, acima do peso como eu já mencionei aqui, costumam seguir o padrão de beleza da Família Real, e não da Twiggy. O pessoal é tão pesado, que a Royal Tongan Airlines oferece milhas para os passageiros inscritos no programa que perderem peso. É um grande problema, não só por sobrecarregar o avião, mas também por conta do tamanho dos assentos. Um tonganês não poderia viajar em nenhuma companhia aérea brasileira. Tonga é o único reino da "Oceania" (este blog considera a OCEANIA como sendo um continente).

Como eu sei da Tonga? Uma música do Vinícius/Toquinho falava da Tonga da Mironga do Kabuletê, e a questão que não queria calar era "O que isso tem a ver com o país??" Some-se à curiosidade musical uma mania esquisita que eu tinha com uns 7-9 anos de ficar lendo Almanaque Abril nos momentos de ócio e descobrir coisas sobre tudo que é país no mundo. Já com 10 anos eu tinha, além dessa, outra mania que me levava a procurar tudo quanto era informação sobre as ilhotas do Pacífico. Eis a razão:

ilha do pacifico
Areia branca, mar cristalino, coqueiros praias isoladas. Não tem como decepcionar.

Hoje, meu "foco" na Oceania chama-se Palau. É lá que você encontra o lago das águas vivas. Um acidente geográfico há milhares de anos criou uma piscina sem saída pro mar e prendeu ali umas águas vivas. Sem predadores elas se multiplicaram e perderam seu veneno. É um lago infestado delas; tem mais água viva ali do que gente em Calcutá. Em Palau, você pode nadar com o morcego-do-mar, também conhecido como peixe-diabo ou jamanta. É a maior arraia de todas, com o dorso negro e a parte ventral branca. Apesar da aparência, não é agressivo. E é no arquipélago que se situa a ilha de Yap, onde a etiqueta diz que as mulheres não devem cobrir os seios. Elas andam só com uma tanga. Outro costume local ficar mascando betel (uma folha avermelhada) e depois cuspir no chão, o confere a este a cor da planta.

Mas como eu dizia, o Rei de Tonga morreu. =(


9 comentários:

Lu Piras disse...

Que nerd! *O*
Você lia Almanaque Abril com 6/7 anos? Não é bem uma mania esquisita, é nerdice mesmo. Eu comecei a ler mais velha, mas também lia. :P
Nunca havia atentado para esse lugar. Escusável dizer que é um paraíso, lindíssimo, o destino dos sonhos.
Pobrezinho do Rei de Tonga...
Fiquei emocionada com a moeda de 1980. Como é que eu levei 32 anos para descobrir esse lugar?
Obrigada, Rafa!

Beijo!

Lu

Lu Piras disse...

Perdão, agora vou me corrigir. Você lia com 7-9 anos. Já melhorou. Rsrsrs!

Dom Rafa disse...

* ORGULHO NERD * hahahahahah. =D

Hoje a Wikipedia é quase tão divertida quanto. Tem uns lugares meio desconhecidos do povo que são belíssimos. Sou doido pra ir numa praia dessas, mas pra quem mora longe (leia-se Brasil) o preço é exorbitante. Acho que seu tio foi pra um lugar desses e não gostou...
Enfim... Palau, Seychelles, Ilhas Maurício... Em matéria de praia, estão no meu wishlist! Ênfase no "wish"...

Beijos, Lu!

Dom Rafa disse...

Ah Sim! A moeda de 1980... Não parece um daqueles sabonetes de Alfazema da vovó, que ficam esquecidos no armário? Tem até a cara da vovó em apreço...

Gabrielle Avelar disse...

É, Rafa, o rei de Tonga morreu... Mas, hein, seios à vontade? Tivesse sido em outras épocas até que eu me animaria mas, agora, depois que me tornei o restaurante de um bebê extremamente faminto, eu não aconselharia a ninguém que ficasse perto de mim para satisfazer a etiqueta local...Mas, também, você já deve ter lido isto no meu blog que eu não gosto de praias, a não ser para ver o mar e ouvir o seu som, portanto, acho que não correria o risco de ir parar no Tonga. Graças a Deus!!!
Ah... e por falar em roupas pretas, além da pasta de dentes - que não sei porque não desgruda das roupas pretas - agora tenho as bananas de Sofia... Parecem que só gostam de minhas roupas pretas, que, além da sujeira, ficam com cheiro de "nanas" por um século....
Beijão!

Deo a Terrível disse...

Cara, o rei de Tonga morreu... Pobre povo de Tonga, agora órfão de pai...


Mas você ta pensando em mergulhar com águas vivas e morcegos-do-mar? Tira foto, hein! =D


Besos!

Dom Rafa disse...

Cara... se eu passar no próximo Concurso do Senadão, com certeza eu faço uma visita. Lagoa de água viva, Yap e mergulho com esses bichos. Mas de longe, por que ele é tão grande e forte que se o rabo dele bater em você é capaz de partir ao meio. Muito mergulhador já morreu pq chegou perto e o bicho bateu com a asa enquanto estava nadando... Outra curiosidade: A nova capital de lá (acho q chama Melekeiok)só tem O Palácio do Governo e um punhadinho de casas.

Beijos, Deo!! =)

Dom Rafa disse...

É se a Sofia é tão faminta quanto você diz, ela ia ficar com os olhos brilhando por lá... Eu sei que há uma etiqueta para os homens também, igualmente bizarra, mas eu não fiz questão de me lembrar qual é. Fique tranquila, não envolve exibição de partes íntimas. =D
Mas... Deve ser muito sem noção. A mulher da Imigração verificando seu passaporte seminua e sorrindo vermelho (por causa do betel) "Welcome to Palau!"
Beijos!!

Gabrielle Avelar disse...

Ah... E como a Sofia ficaria deslumbrada, tadinha, ainda mais agora que a "coisa" ficou só na saudade!!!
E eu nem quis imaginar também a bizarrice masculina lá em Tonga... Affffffffffff...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...