quarta-feira, setembro 12, 2012

Águas Claras: por que eu me perco? (revisto)

Pra quem não conhece, aqui perto de Brasília há uma "Região Administrativa - R.A." (não é cidade, nem região metropolitana, nem capitania geral, nem feudo; vá entender...) chamada Águas Claras. Fica perto de Taguatinga, Arniqueiras e Parkway. É linda, moderna, tem duas três¹ estações de metrô e é famosa por duas características: trânsito e recém casados. Isso mesmo. Na capital da pátria de cerca de 80% dos leitores que aparecem por aqui, a regra básica é essa. Casou? Vai morar em Águas Claras! Afinal, ficar em Brasília significa arcar com custos estratosféricos; uma quitinete por aqui pode valer uns R$ 100 ou 150.000,00. (Obs.  da Clarissa em seu comentário: Já valorizou. Está em 200-250) 

Para chegar a Águas Claras, não existem muitas rotas possíveis e, pra piorar, as rotas possíveis² levam a outras R.A. com alta concentração de gente. É bom gostar de carro ou de calor humano no ônibus... Probabilidade grande: o morador de lá não dará "Boa Noite" ao William Bonner.

Após a breve introdução da cidade, vamos ao título. 

Eu me perco em Águas Claras, onde meus amigos casados moram. Eu tenho mania de não decorar rotas, mas me guiar por placas. Nessa cidade, as ruas principais têm nome de planta - talvez para suprir a falta de árvores na maior parte dela (concrete jungle). As secundárias têm apenas número e direção sul/norte³. Mas... Algumas placas, com as quais eu conto para me levarem ao meu destino, são mais ou menos assim:

Placa em aguas claras
Problem?

No mundo normal, as ruas têm um nome e certamente não têm a boa vontade de indicar tudo quanto é rua das redondezas. Duvidam de mim? Basta passear pelo Google Maps.

direcoes em aguas claras
WTF? WTF!

Na minha interpretação turística, eu estou em algum cruzamento, em uma rua "x" que, se eu virar à direita, irá me levar a uma dessas ruas indicadas. Prático?

N Ã O !

Fácil de ver no blog, mas com o seu carro a 60 km/h e, considerando a fonte Arial 14 usada na placa (que aqui parece grande mas não é), a leitura desta é praticamente impossível. À noite a coisa piora e o que eu consigo enxergar é algo semelhante a isso:

placa de sinalizacao em aguas claras
Nem médico entende essa letra.

Ao senhor que projetou essas placas fica a dica: em uma eventual "Águas Claras II" (temos isso aqui também, as R.A. de sucesso ganham uma continuação), indique em um cruzamento "Avenida Comigo-Ninguém-Pode" e "Alameda Carrapicho". Mas pelo amor de todos os Deuses, não me venha com placas indicando onde encontrar a flora toda!

Obrigado.
___________________________
Correções: graças à Gegê...

1) São, pelo mapa, cinco estações de metrô - Dezesseis, Arniqueiras, Dezessete, Águas Claras e Dezoito -, três das quais estão ativas. No "fim" da cidade tem a est. Concessionárias mas eu não considerei.
2) São quatro rotas possíveis, todas com nomes esquisitos para quem não é daqui: EPTG, EPGU, Estrutural e EPNB. Ficam cheias de carro não por conta de Águas Claras mas por serem vias de acesso a outras cid... R.A. cheias de gente.
3) Eu só quis simplificar... De fato, há secundárias com nomes fitoterapêuticos.

6 comentários:

Gegê disse...

Observações:
1. são 3 estaçõesde metrô;
2. há algumas rotas possíveis:
- EPTG
- EPGU
- Estrutural
- EPNB
3. há ruas secundárias com nome de árvore também (Rua das Paineiras, p. ex.)
4. seguindo na direção de Taguatinga, a numeração das ruas e das quadras cresce.
5. imagina como era sem as placas... sim, durante muito tempo não havia placa alguma!
=)

Dom Rafa disse...

Ô... Primeira vez que eu fui lá foi nessa época sem placa. Foi uma aventura achar a "Rua 12 Norte". E quando eu achei, entrei na contramão, já que a entrada pra ela fica na 13... Valeu as dicas.
Beijos. =)

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Obrigada pela visita!
Apareça...
Gostei do blog!!
:))

Clarissa disse...

Onde tem quitinete de 150.000 aqui? Só se for subsolo de loja. O preço é entre 200.000 a 250 mil. Veja no jornal.
Tem pessoas casadas que não moram em Aguas Claras, é uma opção.
beijos

Dom Rafa disse...

Já vi quitinete de 150.000,00 - vai ver estava em ruínas. Ou vi há muito tempo. Vou corrigir no texto tb.=P

E, de fato, há muitas pessoas que eu conheço que casaram e foram morar em outros cantos. Mas o lugar tem fama de cidade-de-casal, por conta do custo-benefício, modernidade etc. Não precisa levar ao pé da letra. ;)

Beijos!

Anônimo disse...

morar em aguas claras é muito bom pra quem gosta de transito, pra quem gosta de ouvir crianças gritando o tempo todo, ou gosta de plantas de predios mal feitas, onde a sala faz divisa com cozinha, quarto divide parede com cozinha. A gente não consegue ver TV, pois a minha sala faz divisa com uma cozinha de outro apto. Só sabe o tanto que isso é ruim quem já viveu. Eu nunca morei no plano, mas se o plano for pior do que aguas claras, melhor nem vir morar no DF pq aqui é terrivel. nao tem lugar que preste pra morar. Se a pessoa trabalha no plano vai achar ruim o transito, se não sair de casa nao vai aguentar tanto barulho....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...