quinta-feira, outubro 25, 2012

A Praticagem

Na teoria é fácil. Na prática... (Captain Jack Pepper, 1878)
Imagine que você é o capitão do Titanic ou de alguma outra embarcação tão grande que nem Zeus afunda. Uma hora, você deverá parar em um porto, e não necessariamente em um único porto, conhecido como a palma da mão. Sob as águas marinhas existem corais, pedras, elevações, trolls e outras coisas que estão lá para encalhar qualquer navio desavisado. Sobre ela, Zeus tentando provar que pode, sim, afundar o que ele bem entender. Para assegurar uma boa chegada do navio ao porto, surge uma figura pouco conhecida: o PRÁTICO, que deve ser amigo de Zeus, Poseidon, Kraken, Jack Sparrow e o que mais puder influenciar nas águas. Possui amplo conhecimento dos mares nas cercanias de onde trabalha e sua função é estacionar navios fazendo baliza, de olhos fechados, sem catar o cais do porto.

 O prático é um sujeito que está no topo de uma escala "mamãe sou foda!". No Brasil, são em torno de 400 em atividade, todos devendo possur altíssimo grau de conhecimento náutico. Por mais experiente que seja o Capitão/Comandante, aproximando-se do porto, ele deverá aguardar o prático chegar com uma lancha e, humildemente, pedir a este que estacione a embarcação. Segundo fontes, isso é feito pelo próprio pratico ou com o assessoramento dele, ao vivo ou por rádio. Em todo caso, ele manda e quem tem juízo obedece.

manobra de navio praticagem
 ...Ou isso pode acontecer...

Manobrar navios do tamanho de baleias azuis por entre outras embarcações que, proporcionalmente, coresponderiam a um Fiat 500 de brinquedo é uma tarefa difícil que não permite erros. Ninguém quer dar um teco em algum obstáculo e espalhar lixo químico pela praia. Por conta disso, o aspirante a prático que quiser exercer praticar a praticagem (não resisti) deve passar por um concurso público elaborado pela Marinha, seguido de um estágio de 2 anos. Aí sim, poderá... praticar! Dada a imensa dificuldade e tensão constante no trabalho (manobras podem durar mais de 6h) um prático ganha de 50 a 150.000,00 por mês (aproximadamente). 

Não falei? Desafio e recompensa; topo da escala "mamãe sou foda!" E, ainda por cima, a necessidade de estar em dia com o Olimpo. E com o que mais puder influenciar nas águas...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...