terça-feira, novembro 13, 2012

Kopi Luwak

"Café de Civeta", em indonésio.

Uma das bebidas mais populares no mundo é o café. Deixa você mais acordado, melhora o raciocínio e faz bem à saúde, dependendo da quantidade ingerida. Seja nos escritórios, seja no Starbucks, uma xícara de café é sempre bem vinda. No meu caso, é o companheiro do pão de queijo.

O princípio ativo da bebida é a cafeína. O que muitos não sabem é que a cafeína não é exatamente um presente dos Deuses embalado em um grão torrado. É um inseticida, desenvolvido pelo pé-de-café como proteção contra pragas. Os besouros comem e morrem. Tecnicamente, pode ser considerada uma droga que, embora fatal para besouros, não faz mal ao ser humano, que geralmente é um pouco maior.

Se o cafezinho da esquina costuma ter um preço amigo e o do trabalho nem preço tem - eu sou o terror da cantina; já tomei dois copos hoje - existem cafés caríssimos. Esses, são degustados por experts que considerariam um crime qualquer adição de açúcar ou leite. Segundo algumas listas dos "10 mais" que eu andei pesquisando, três tipos estão no topo, não necessariamente na mesma ordem. Dois na lista são brasileiros (informação para fins de curiosidade nacionalista).

 1- Hacienda La Esmeralda, Panamá.
A fazenda está localizada no Monte Baru, em Boquete (você pensou besteira, que eu sei!), Panamá. Os frutos de café ali cultivados são conhecidos como "geisha", cuja semente tem um leve sabor de bergamota. As plantas crescem em solo fértil e úmido, sob a sombra de árvores da floresta tropical, a uma altitude ideal. E os donos fazem uma pesquisa contínua atrás de técnicas de plantio e cultivo a fim de aperfeiçoar e refinar o sabor e o aroma do produto. Resumindo, é o Rolls-Royce em matéria de veneno para besouro.
 
jagunco da fazenda 
Imagino que tal hacienda seja protegida por um exército de jagunço. 

2- Café da Ilha de Santa Helena.
Sabe onde é? Santa Helena e suas dependências - Tristão da Cunha e Ascenção? Fica no meio do Oceano Atlântico, longe da África, da América, da Europa e da Antártida. Era um ponto de abastecimento de navios europeus por volta dos anos 1600-1800 na rota para a Ásia, época em que chegou a ter 9000+ habitantes (humanos). Foi ali que os ingleses deixaram Napoleão Bonaparte de castigo. E o Imperador encantou-se com o café local. A variedade bourbon, com seu leve sabor cítrico e caramelado, foi importada do Iêmen por volta de 1700 e adaptou-se muito bem aos vales daquela ilha isolada. Além do clima particular da ilha, o solo vulcânico, o uso de fertilizantes naturais como o guano - fezes de pássaros marinhos e a água mineral cristalina que desce dos picos da ilha contribuem para a qualidade única do café. Hoje, são cerca de 5000 humanos vivendo em Santa Helena. Todos já visitaram a casa de Napoleão Bonaparte e têm a oportunidade de tomar um dos cafés mais caros do mundo na padaria da esquina.

napoleao em santa helena
Os últimos dias do Imperador, em uma colônia britânica. O café era bom, au moins!

 3- O "Kopi Luwak" do título.
Esse é o café apontado como o mais caro de todos. O melhor dos melhores. E também o mais raro, mesmo se sua origem é bem menos nobre que uma fazenda panamenha ou uma ilha isolada no meio do Atlântico. O "café de civeta", originário da Indonésia, tem esse nome por causa do bichinho que dá início ao processo de otimização do café - a saber, a civeta-das-palmeiras. Com uma aparência que lembra um gato ou uma raposa, esse pequeno mamífero, mais conhecido pelo almíscar produzido em suas glândulas, atua também como produtor de café. Os frutos entram pela porta da frente, os grãos saem pela porta dos fundos junto com os excrementos (vi uma foto; parece uma barra de granola). Então, alguém mal pago para o trabalho, cata o que a civeta largou pelo caminho, separa a parte do bem da parte do mal e após uma leve torreifação, temos o café mais caro e exótico do mundo.

kopi luwak
Luwak kotoran: não é produzido em escala industrial, logo, é para poucos!
-----------------------
 Uma lista para curiosos
-----------------------

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...