segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Horário de Verão

Quando a minha Kombi volta pra casa mais cedo.
Nem ia escrever sobre isso hoje; mas como a postagem que estava prevista se encontra morgando nos meus rascunhos aguardando meu SACO para fazer seu desenho desde o início do mês, resolvi aproveitar. Em tempo: reparem que "saco" está em destaque. Referência ao que virá pela frente.


A maioria das pessoas que eu conheço não gosta de horário de verão. Reclamam que quando acordam está escuro e, em seu caso, quando voltam do trabalho, chegam à casa no escuro do mesmo jeito. Ontem, uma reportagem na televisão mostrava os cariocas reclamando do fim do horário de verão. Argumento: menos tempo de praia. Como eu sou constitucionalmente carioca, devo ter isso na minha genética. Gosto de mais tempo de praia. Porém, não é só isso!

Quando criança, a Kombi da escola vinha me buscar com sol, algo incomum pra quem estudava à tarde. Era como se eu voltasse mais cedo pra casa. No trabalho, volto com o dia bem claro enquanto no horário não-de-verão, volto com o pôr-do-sol na minha cara. Quem vou processar quando minha vista for danificada por excesso de luz?

Horário de verão tem um lado psicológico. Dizem que muitos entram em depressão. Eu, ao contrário morro de felicidades. Esse horário costuma ir de outubro a fevereiro, parte do ano que eu considero como o "cardume de feriado". Outubro? Tem. Novembro? Tem também. E dezembro, e janeiro, e carnaval e... Acabou o horário de verão, tudo volta a ser como era antes.

 Voltando pra casa com sol. Ainda dá tempo de caçar insetos.

-------------------------------------------
O horário de verão, sugerido sem sucesso por Benjamin Franklin, começou a se popularizar graças a George Vernon Hudson, um senhor neozelandês, que queria mais tempo de sol para - vejam só - catar insetos. O seu país natal não o levou a sério, já que a maioria da população se mostrou pouco interessada em borboletas e besouros. O primeiro país a adotar a medida foi a Alemanha, por volta de 1900. Obviamente, nenhum alemão estava ávido por caçar coleópteros, mas a adoção desse horário foi apresentada como uma forma de economizar energia e carvão na Primeira Guerra.

De fato, pode ter sido. Nos dias de hoje, porém, isso dificilmente teria muita eficácia já que no exato momento, com o sol que está, temos luzes ligadas, ar condicionados a nos refrescar e computadores funcionando a todo vapor, logo, praticamente nenhuma economia energética. Ao menos não por conta dos ponteiros adiantados.

Quanto mais longe do Equador (a linha, não a República do ~), maior é a tendência dos países a adotarem o horário de verão. O que tem sua lógica, já que nesses lugares o inverno é triste, escuro e frio. Assim, os noruegueses e eu gostamos do tal horário. Na Noruega gostam tanto que em sua vigência o expediente termina às 15h, para que a população possa aproveitar. Ouvi dizer que o benefício se estende a funcionários noruegueses a serviço do governo no Brasil. 

Enquanto isso, em lugares como Rio Branco ou Teresina, onde 30°C é frio, 1h a mais de sol soaria como sacanagem de mau gosto. Essa parte do Brasil, quente e revoltada com o resto do país, não mexe no reloginho  o que causa transtornos nos horários bancários. E principalmente, na hora da novela da Globo...

Em Wellington, Nova Zelândia, a coleção de insetos de Hudson pode ser apreciada no Museum of New Zealand Te Papa Tongarewa. Sou eternamente grato a ele e a seus besouros.

Um comentário:

Gabrielle Avelar disse...

Já declarei milhares de vezes no Face meu amor incondicional pelo horário de verão. Uma hora a mais de sol!!! O que me fazia muito feliz, confesso, quando trabalhava em um gabinete bem longe da luz natural. Quando saía, tinha a sensação de que meu dia não fora totalmente perdido por conta do trabalho - que geralmente era muito. Agora, tenho, por exemplo, uma hora a mais para fazer jardinagem com minha família (com o pé quebrado, uma hora a mais para observar o Paulo dando duro, enquanto eu fico de boa observando-o da varanda em meus lindos móveizinhos novos!) Ou seja, tenho motivos de sobra para agradecer pelo horário de verão!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...