sábado, outubro 19, 2013

A Power Aula

Power Point. Conhece?

power point logo
.ppt

Segundo a definição mais aceita, é um "programa concebido para a criação/exibição de apresentações, podendo conter textos, imagens, sons e animações". Aquele bloco de notas gigante no qual gráficos eram apresentados em toda santa reunião de empresa foi aposentado - ou pelo menos está em desuso.

laser para power point

Retomando a característica de "~podendo conter textos, imagens, sons e animações" chegamos à conclusão de que temos em nossas mãos uma explosão de versatilidade mágica para deixar a nossa vida mais linda e colorida com esse software que faz tudo. O que pode dar errado com tamanha perfeição?

Como hoje é ontem anteontem (dane-se) foi dia dos professores e, por incrível que pareça, já tive aula, resolvi juntar os dois conceitos. E, caros professores, evitem o Power Point. É uma armadilha didática do Satã Goss. Essa entidade ruim (quem não tem a minha idade, vá ao google e procure "Jaspion") confunde a mente de vários professores que, maravilhados com as inúmeras possibilidades da ferramenta, vão lá e... Usam! E pronto, caíram na armadilha...

O grande problema:

"Apresentação" é bem diferente de TODA a matéria. Muitos professores não se dão conta e abandonam o giz que suja a mão em prol da tecnologia. Ditar o que deve ser escrito também é chato. Bem melhor explicar o conteúdo e "apresentar" a teoria...

zoom in

...No formato de um número sem fim de slides com longos textos escritos na bela fonte Times New Roman 11.

Às vezes, é tanta matéria disponível pra copiar por slide - pra quem gosta de copiar tudo - que a vítima mal passa das três primeiras linhas e não consegue copiar toda a fórmula de alguma equação "muito importante". Menos ainda a explicação da formula no slide subsequente. Isso contribui para as melhores postagens no Instagram e no Facebook, refúgio imediato dos desiludidos que se perderam nas anotações.

aula fail

Para facilitar a leitura, basta escurecer a sala. Dá sono, é verdade, mas quem irá dormir tendo à sua frente tanta tecnologia?

dormindo na aula

...A menos que a grande tecnologia esteja desfocada. Satã Goss também previu uma extensão chamada "retroprojetor" que interage de forma maravilhosa para nos fornecer, vez por outra, uma apresentação embaçada de estragar a vista de qualquer um.

professor feliz

Power Point é tão horrível assim? Nunca! Ele pode ser tudo de bom na nossa vida. Basta seguir a pequena regra de ouro: 
NÃO
USEM
POWER
POINT
NA
AULA! 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...